quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Oposição Construtiva

Em Estados de Direito Democráticos, a Política é um instrumento de negociação que procura os mínimos consensos necessários à acção governativa. Esses consensos dizem respeito às maiorias fundamentais à tomada de decisões em Democracia, nos Órgãos de Governo.

A complexidade dos temas da gestão de um país e os múltiplos interesses atracados nas rédeas do Poder – que tem a possibilidade de distribuir rendimentos – geram inevitavelmente diferentes correntes e posições, diferentes visões do que são as soluções e caminhos a tomar. E como sabemos, geram.se também diferentes ideologias que suportam escolhas em juízos de valor colectivos, isto porque as decisões de governo dos Povos - de pessoas! - não se podem basear apenas na frieza dos números.

A acção política obedece a um processo eleitoral onde o povo sufraga os seus representantes para representar o poder em seu nome. E, no Sistema Político vigente em Portugal e muitos outros estados democráticos, os partidos e as pessoas eleitas são mandatadas para cargos executivos e legislativos para tomarem as melhores decisões no sentido de assegurar a defesa do interesse público.

Ora este processo é baseado em ciclos de poder, em mandatos periódicos, em que convivem os partidos do Poder e os partidos da Oposição. Se a missão dos partidos no Poder é clara e explicita: defender os melhores interesses da Nação; também o deve ser a missão dos partidos na Oposição e mais, estes partidos devem ter também essa mesma missão: defender os melhores interesses da Nação!

Infelizmente, a relação entre os partidos no Poder e os partidos da Oposição a que assistimos não parece ser coerente com o mesmo objectivo atrás enunciado. Ao invés, observamos lutas onde raras são as aproximações e partilha de posições. Verificamos que a racionalidade é derrotada pelo interesse exclusivo de derrube da posição dos partidos rivais.

Saliento aqui o papel dos partidos na Oposição (refiro.me a todos os partidos sem excepção quando não estão no Governo) que têm um enorme trabalho a realizar no sentido de se tornarem alternativas de facto à Governação. Uma filosofia baseada no simples ataque às políticas do Governo, sem apresentação de argumentos racionais, sem alternativas concretas, utilizando apenas demagogia e sem demonstrar como fariam diferente, em nada contribui para um debate sério e esclarecido.

E em nada contribui para melhorar a acção de quem governa nem para demonstrar aos Portugueses, no nosso caso particular, que existe um caminho e uma Política alternativa credora de confiança em eleições futuras.

Deveria existir uma competição saudável entre partidos, visto que os seus objectivos ulteriores devem ser os mesmos, e uma colaboração no sentido de atingir metas partilhadas, os desígnios essenciais.

Falta colocar o País e os cidadãos em primeiro lugar, focar a política nas soluções e em diálogo construtivo – especialmente em tempos de crise como aqueles em que vivemos. Fazer bem as coisas, com estudo, com rigor, com método. Os partidos têm de tentar demonstrar aos cidadãos que têm capacidade para os liderar e isso faz-se apresentando ideias concretas, comunicando sobre uma estratégia, explicando o “como?” e o “porquê? das suas propostas.

Quando tentarão os partidos conquistar o poder por mérito próprio e não apenas por sabotagem à governação?

Existem várias maneiras de fazer as coisas, mas porque não escolher a correcta?

Nuno Gaudêncio

Sem comentários:

Enviar um comentário