sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Repetir os bons exemplos!

Portugal pode mudar para melhor? A meu ver SIM, e temos provas dadas do nosso sucesso.

É possível mudar mentalidades e comportamentos em Portugal! É possível, com perseverança e vontade firme, evoluir para algo melhor. Para isso é preciso vontade política, da própria sociedade, e mesmo de algumas individualidades que se afirmem enquanto activistas por causas e valores extra pessoais.

Para os mais pessimistas, aqueles que não hesitam em afirmar que Portugal é um país ermo, sem hipótese de avançar a par dos mais evoluídos e se tornar um melhor local para se viver, pelo menos ao mesmo ritmo, lanço um exemplo de sucesso nacional, uma atitude e vontade que mudou o país para melhor. Falo do processo de consciencialização ambiental, que incidindo mais sobre os mais novos, teve como resultado uma sociedade que hoje, nos seus lares, apesar de alguns custos e trabalho extra, faz a separação dos resíduos domésticos, facilitando em muito o processo de reciclagem a jusante.
Hoje os nossos jovens, imbuídos do espírito e valores de defesa e preservação do ambiente, são acérrimos defensores da separação dos resíduos e consequente reciclagem.

Do meu ponto de vista, se foi possível mudar mentalidades, de modo a resolver um problema, tendo em vista uma causa nobre e maior como a sustentabilidade do nosso planeta, porque não aplicar estes mesmos princípios à rectidão, justiça e igualdade social? Porque não usar este exemplo de sucesso nacional, aplicando-o ao combate à corrupção através da difusão dos valores da honestidade? Não seria uma óptima estratégia conseguir que os mais jovens se identificassem com o slogan da anti-corrupção!?

Penso que a difusão do conceito de corrupção como algo pernicioso será possível se houver vontade dos políticos, dos agentes oficiais e não oficiais de formação e educação, de associações, instituições e até de cidadãos em nome individual. Pelo envolvimento de todos eles será possível disseminar os valores da honestidade e rectidão, criando programas, acções e campanhas de esclarecimento que informem toda a sociedade, especialmente os mais novos, pois é deles o futuro, sobre os malefícios de viver e fazer parte de uma sociedade tendencialmente corrupta.
Vamos combater a corrupção, com tenacidade, perseverança e espírito crítico, ungidos, mais que tudo, do espírito democrático!

Micael Sousa
(Engenheiro Civil e Militante do Partido Socialista e Juventude Socialista

blogs do Micael:
www.abuscapelasabedoria.blogspot.com
www.redundanciasdaactualidade.blogspot.com )

2 comentários:

  1. Este texto foi escrito já há algum tempo, já quase há um ano. Desde então decidi pensar em algo de concreto e uma proposta nesta linha de pensamento, algo que resultou na criação de um movimento nas redes sociais e de uma petição. Para mais informações é só contactar.

    ResponderEliminar
  2. Necessitamos de maiores actividades neste campo.
    Já ninguém acredita nos nossos políticos.
    Tomara, são os mesmos no poder desde o 25 de Abril, sempre a proteger os interesses das mesmas famílias.

    Temos os técnicos, temos os engenheiros, temos os desempregados, temos os recursos, já existem bases de sustentabilidade.

    Devemos criar um projecto completamente novo, uma nova constituição.
    Lava a imagem da política e dignificar o nosso pais com lideres capazes.
    Todos cidadãos têm esse direito.
    Todos devem cumprir seus deveres...

    UMA SOLUÇÃO TEM QUE SER TRABALHADA!!

    inova-portugal.blogspot.com
    Foi criado hoje (30-01)
    Temos que associar pessoal capaz para actuar.
    Devemos centralizar motivações para acção.
    Sabemos as necessidades, sabemos com o que contamos. Vamos trabalhar metodologias!

    ResponderEliminar