segunda-feira, 4 de abril de 2011

Esquerda Vs. Direita e V. versa

O problema já não é de esquerda nem de direita. É de problemas que têm de ser resolvidos. É de estratégias de melhoria das condições de vida.

Sem dúvida que o debate esquerda / direita tem o seu interesse. Para compreender a história e o significado de ideologia faz todo o sentido conhecer esta vertente. No entanto, são debates de discussão quase filosófica e não da prática diária da Governação. Este debate, aliás, é hoje em dia um atavismo, uma técnica utilizada pelos partidos ao longo do espectro político para condicionar e federar as pessoas. Resumindo, uma pessoa "de direita" está condicionada a nunca votar num partido "conotado com a esquerda" mesmo que as suas propostas sejam excelentes e oportunas; e vice.versa. Só que a política não é futebol... não se trata de Porto ou Benfica... Trata-se escolhas perante ideias concretas, projectos e medidas reais. Infelizmente, o que se vê mais vezes no Parlamento é apenas gritaria e barafunda.

Não precisamos de ideias radicais. Precisamos de bom senso. Temos um monte de dívidas para pagar e poucos recursos. Somos desorganizados e estamos acomodados. Mas também temos muito potencial. Precisamos assim de escolher um caminho, ter um plano de acções - um para o país, e outro para nós próprios - e trabalhar, sim trabalhar, nele para o concretizar.

Nuno Gaudêncio

2 comentários:

  1. Muito bem dito.

    Infelizmente perde-se mais tempo a discutir se a proposta "X" é de direita/esquerda se a proposta "Y" vai de acordo com os princípios da ideologia dos regulamentos da origem ... do partido “xpto”, se a proposta "Z" agrada aos nossos... "BOYS"...se...se...se.

    Se todo esse tempo/recursos que foram e são perdidos a discutir o referido, fossem, muito mais produtivamente, utilizados nas tais propostas concretas, trabalhando todos com o mesmo "OBJECTIVO", ou melhor, com ALGUM objectivo.

    Porque alguns, com tanta TEORIA, por vezes parece que nem eles mesmos sabem quais são os objectivos do próprio partido, isto, se os tiverem.

    Porque não, em vez de adiarmos problemas para 5 de Junho (e o pais sempre a andar para trás) e andarmos no jogo do empurra a ver quem pede ajuda externa (ninguém quer o autocolante), e dizia, porque não, juntar as melhores "cabeças" do pais, quando digo as melhores, são mesmo as melhores, e as melhores não são aquelas que correm a oferecer-se para o cargo, sejam elas de direita, esquerda, ou assim assim, ou mesmo as que não têm aquele "GOSTINHO" pela politica, e esses, com o objectivo CLARO de por Portugal a PRODUZIR riqueza, traçavam os objectivos dispensando TEORIAS...

    Talvez no dia 5 de Junho já o País estivesse...im-pe-ca-vel.

    r.g.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog!
    Ao ler os textos lembrei-me disto: http://youtu.be/VM0A_t7l9mo

    ResponderEliminar